8 de mai. de 2007

Apenas 2% da Blogosfera fala Português

Esta notícia estava a um tempo atrás no blog do Pc, foi o aluno Felipe Cerolim que passou para ele achei muito interessante e legal para publicar.
"O Brasil é campeão de horas on-line e os brasileiros dominam ferramentas como Orkut e MSN, mas quando o assunto são os blogs o país passa longe da liderança. De acordo com um levantamento divulgado em abril pelo site Technorati, que monitora blogs em todo o mundo, o português corresponde a apenas 2% da blogosfera -- apesar de aparecer entre os 10 idiomas mais "blogados". Este universo é dominado pelo japonês, que tem 37% dos posts, seguido de perto pelo inglês, com 36%.
Os outros idiomas que estão entre os mais utilizados são o chinês, com 8%; o italiano e o espanhol, com 3% cada; russo e francês com os mesmos 2% que o português; e alemão e persa, com 1%. O persa é a novidade da lista, impulsionado pelo crescimento no número de blogueiros do Oriente Médio, especialmente no Irã. A porcentagem restante, 5%, é composta por outros idiomas em menor proporção.
A baixa representatividade no universo dos blogs em relação à quantidade de pessoas que falam português no mundo pode ter explicação no modo como se utiliza a internet no Brasil, país que responde pela maior parte dos falantes do idioma. "O consumo da web aqui é muito mais passivo. Uma coisa é ter acesso, outra é usar o ciberespaço como ferramenta da expressão. Apesar da popularização do PC e da internet, o aprofundamento ainda é muito superficial", explica Fábio Flaschart, professor da área de internet do Senac São Paulo
"Antigamente, o blog era apenas um diário digital. Hoje empresas, meios de comunicação, professores e outros profissionais constróem suas páginas nesse formato. Com isso, aumentam sua inserção entre os usuários", acrescenta Flaschart. O horário e a quantidade de postagens também são dados interessantes para mostrar como atua a comunidade dos blogs em cada idioma. Os posts em inglês e em espanhol costumam aparecer de maneira semelhante em todos os horários do dia, ao contrário dos em japonês, chinês e italiano, que têm publicações mais restritas a determinados períodos do dia, confirmando sua menor distribuição geográfica no globo. Com o monitoramento dos horários das postagens feito pelo Techorati, observou-se também que há uma grande quantidade de blogueiros utilizando o horário de trabalho para colocar conteúdo na web. "
Fonte : G1

Nenhum comentário:

Powered By Blogger